Estudo Bíblico - Carta aos Hebreus 3.1-6 - Um modelo superior ao de Moisés.

 


Estudo Bíblico – Carta aos Hebreus 3. 1-6

Um modelo superior ao de Moisés.


Introdução.

 

Após ter discorrido sobre a superioridade de Cristo sobre os anjos, o autor aos Hebreus nos fala agora da sua superioridade em relação a Moisés. Moisés foi um líder admirado e muito respeitado pelos hebreus por tudo aquilo que Deus fizera pelo seu povo por intermédio de suas mãos. Foi Moisés o escolhido para liderar o povo no êxodo do Egito, foi através de Moisés que Deus descarregou toda sua ira contra o Egito em forma de dez pragas e de uma maneira sobrenatural conduziu toda uma nação a atravessar o mar vermelho. Sem dúvidas Moisés fora um homem de grandes feitos na presença de Deus.

 

A honra advinda da fidelidade.

 

Por isso, santos irmãos, vocês que são participantes da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
o qual é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Hebreus 3:1,2

 

O autor aos Hebreus destaca a fidelidade de Moisés e a fidelidade de Cristo no cumprimento de suas missões. Tanto Moisés como Cristo, cumprem fielmente o propósito de seu chamado. A fidelidade de um servo do Senhor é importantíssima para o sucesso de sua missão. Moisés teve a missão de conduzir o povo de Israel para fora do Egito e Cristo de nos levar ao descanso do Senhor. Por isso, somos participantes de uma vocação que não é terrena, não poderia ser alcançada por homem algum, logo que fora constituída no Céu.

            Assim como os israelitas admiravam Moisés, os crentes são chamados a reconhecer a obra e a missão que Cristo cumpriu na cruz como superior a tudo já visto até o momento. Como Apóstolo e Sumo Sacerdote, o autor confirma que enquanto Moisés serviu a casa de Deus com fidelidade, foi Cristo quem a constituiu. Moisés foi servo na casa, Jesus foi o filho e o construtor da casa.

 

O Construtor é maior que a casa.

 

No entanto, assim como aquele que edifica uma casa tem maior honra do que a casa em si, também Jesus tem sido considerado digno de maior glória do que Moisés.

Pois toda casa é edificada por alguém, mas aquele que edificou todas as coisas é Deus.

E Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas

Hebreus 3:3,4


            Deus enviou seu filho com uma missão bem definida: conduzir muitos filhos à sua glória. E na realização da sua obra, foi fiel. Embora Moisés seja digno de destaque no judaísmo, o autor aos Hebreus reafirma a superioridade de Cristo com os seguintes argumentos:

  •     O construtor é maior que a casa: Casa aqui deve ser entendida como o povo de Deus. Moisés foi fiel em sua missão de conduzir o povo pelo deserto durante quarentas anos; mas Cristo é digno de maior honra, porque ele é o fundador, sustentador e mantenedor da igreja, ele não só a guia, mas também a protege.
  •     Como Filho, ele é maior que o servo: Moisés foi servo da casa, mas Jesus é o Filho. Deus é o arquiteto da casa, Moisés o servo que serve a casa com zelo e fidelidade e Jesus é o seu construtor.
  •     Moisés anunciou aquilo que ainda aconteceria: Jesus é o cumprimento do que Moisés anunciou, por isso é digno de maior glória e honra, razão pela qual devemos nos apegar naquele que nos fora dado como Sumo Sacerdote.

 

Somos filhos da família de Deus.

 

Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança.

Hebreus 3:5,6

 

Como já afirmamos, o termo casa se refere ao povo de Deus. Moisés ministrou a Israel, o povo de Deus, na antiga aliança. Hoje, Cristo ministra a sua igreja na nova Aliança. Nós somos o santuário, o santuário do Espírito, o templo da morada do Altíssimo, o corpo de Cristo. Apesar de fazermos parte da família de Deus, somos convocados a nos mantermos firmes na nossa fé. Alguns judeus que estavam pensando em retroceder ao judaísmo, deveriam entender que era necessário permanecerem firmes, para alcançarem a salvação.

Portanto, nossa esperança não é algo abstrato ou passageiro, ela vive, e vive no próprio autor e consumador da nossa fé, Jesus o filho de Deus. Por isso prossigamos firmes, sabendo que a nossa obra não é vã, mas que receberemos a justa recompensa a saber, o descanso eterno.


Deus te abençõe!





Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Ele é muito importante para nós.

Seguidores

Compartilhe