O pecado e suas consequências sobre a humanidade.


O pecado é a transgressão da lei de Deus, que é perfeita e santa. O pecado é uma rebelião contra Deus, que é bom e justo. O pecado tem consequências graves para toda a humanidade e para cada pessoa individualmente.

As principais consequências do pecado são:

  • A morte: o pecado trouxe a morte física e espiritual para o ser humano. A morte física é a separação da alma e do corpo, que acontece porque o corpo é imperfeito e sujeito à corrupção. A morte espiritual é a separação da alma e de Deus, que acontece porque Deus é santo e não pode ter comunhão com o pecado. A morte eterna é a condenação final dos pecadores que rejeitam a salvação em Jesus Cristo, que consiste em um sofrimento sem fim no inferno, longe da presença de Deus (Romanos 6:23).
  • A maldição: o pecado trouxe a maldição sobre a terra e sobre toda a criação. A terra perdeu sua perfeição original e se tornou um lugar de dificuldades, dores, doenças, desastres naturais e violência. Toda a criação geme pela libertação da maldição do pecado (Romanos 8:20-22).
  • A depravação: o pecado corrompeu a natureza humana e tornou o homem escravo do pecado. O homem perdeu a imagem de Deus que tinha no princípio e se tornou inimigo de Deus em sua mente e em suas obras. O homem não tem capacidade de fazer o bem ou de agradar a Deus por si mesmo, pois seu coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9).

O pecado afeta a vida dos cristãos de várias formas, mas também há uma esperança para os que creem em Jesus Cristo. Alguns efeitos do pecado na vida dos cristãos são:

  • A culpa: o pecado traz um sentimento de culpa e vergonha para o cristão, que sabe que ofendeu a Deus e que precisa de perdão. O cristão também pode sofrer as consequências naturais de seus atos pecaminosos, como problemas de saúde, relacionamentos, finanças, etc. (Salmo 32:3-4).
  • A disciplina: o pecado traz a disciplina de Deus sobre o cristão, que visa corrigir e restaurar o filho desobediente. A disciplina de Deus pode ser dolorosa, mas é um sinal de seu amor e cuidado pelo cristão, que deve se arrepender e se humilhar diante de Deus (Hebreus 12:5-11).
  • A resistência: o pecado traz uma resistência ao Espírito Santo na vida do cristão, que impede o crescimento espiritual e os frutos do Espírito. O cristão deve confessar seus pecados e se encher do Espírito Santo, que o capacita a vencer as tentações e a andar em santidade (Efésios 4:30-32).

A esperança para os cristãos que pecam é Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar o preço pelos nossos pecados e nos reconciliar com Deus. Jesus Cristo é o nosso advogado diante do Pai, que nos perdoa quando confessamos nossos pecados e nos purifica de toda injustiça (1 João 1:9; 2:1-2). Jesus Cristo também nos dá uma nova natureza, que é criada segundo Deus em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24). Jesus Cristo nos promete uma vida eterna com Ele, onde não haverá mais pecado, nem morte, nem dor, nem lágrima (Apocalipse 21:4).


Assista também em nosso canal:







Que Deus te abençoe!!



Comentários

Seguidores

Compartilhe