A importância da Maturidade Espiritual


 A importância da maturidade espiritual.


A maturidade espiritual é o estágio em que o cristão atinge a vida "adulta" em relação a assuntos espirituais, e se torna espiritualmente independente, capaz de discernir entre o bem e o mal. É quando ele aprende a suportar as dificuldades da vida cristã sem dúvidas ou murmurações. Consegue caminhar com mais firmeza na presença de Deus, e se ocupa menos com questões secundárias, pois aprendeu por experiência que a vontade de Deus é perfeita, boa e agradável e sempre prevalecerá sobre sua própria vontade humana.

 Mas como podemos saber se somos maduros ou imaturos espiritualmente? Uma forma de avaliar isso é observar como reagimos diante das situações que enfrentamos no dia a dia. Um cristão maduro é aquele que confia em Deus e na sua palavra, que busca fazer a sua vontade e que vive em comunhão com os irmãos. Um cristão imaturo é aquele que age de maneira egoísta, rebelde, orgulhosa ou infantil, que se deixa levar pelas emoções ou pelas opiniões dos outros. Não aprendeu, através da palavra e ajuda do Espírito Santo a controlar seus desejos e impulsos carnais, falta-lhe o domínio próprio.

 A maturidade espiritual não é algo que se alcança pelo conhecimento teórico; ela é fruto de um coração cheio de fome e sede de Deus. Para crescermos na fé, precisamos nos alimentar da palavra de Deus, orar, jejuar, louvar e servir. Precisamos também renovar a nossa mente, conforme Romanos 12:2, e nos moldar à imagem de Cristo. A não aceitação de padrões meramente humanos de vida e conduta se torna fundamental para a transformação e renovação de entendimento. O cristão maduro, teve suas consciência renovada por uma atuação única e exclusiva do Espírito Santo, tornando-o capaz de experimentar o que chamamos de maturidade espiritual.

 

Amadurecer espiritualmente é um desafio, mas também uma bênção. Quanto mais maduros somos, mais experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas. Por isso, não devemos nos conformar com o padrão deste mundo, mas buscar crescer na graça e no conhecimento do Senhor.

 

Espero que esta breve reflexão tenha sido útil para você. Se você gostou, deixe o seu comentário em nosso blog, compartilhe com os seus amigos e se inscreva no blog para receber mais conteúdos como este. Até a próxima! Deus abençoe! 😊




Comentários

Seguidores

Compartilhe