A oração e seus benefícios na vida cristã.


 A oração e seus benefícios na vida cristã.

A oração é a forma mais básica e fundamental de comunicação entre nós e Deus. É através da oração que nós expressamos o nosso amor, a nossa gratidão, a nossa adoração, a nossa confissão, a nossa súplica e a nossa intercessão diante do Pai. A oração é o meio pelo qual nós nos aproximamos de Deus, reconhecendo a sua soberania, a sua bondade, a sua graça e o seu poder. A oração é também o canal pelo qual nós recebemos de Deus as suas bênçãos, as suas orientações, as suas correções, as suas promessas e as suas respostas.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que oraram e experimentaram o agir de Deus em suas vidas. Desde os patriarcas, como Abraão, Isaque e Jacó, até os profetas, como Moisés, Elias e Daniel, passando pelos reis, como Davi, Salomão e Ezequias, até os apóstolos, como Pedro, Paulo e João, sem falar no próprio Jesus Cristo, que era um homem de oração. Todos eles demonstraram uma vida de intimidade com Deus através da oração.

Mas por que a oração é tão importante para a nossa vida espiritual? Por que nós devemos orar? Eu vou te dar pelo menos três razões:

1. Nós devemos orar porque Deus nos ordena a orar. Em várias passagens da Bíblia, nós encontramos o mandamento de Deus para que nós oremos. Por exemplo, em Mateus 6:9-13¹, Jesus nos ensina como devemos orar ao Pai. Em 1 Tessalonicenses 5:17, Paulo nos exorta a orar sem cessar. Em Tiago 5:16, Tiago nos encoraja a confessar os nossos pecados uns aos outros e a orar uns pelos outros. Em 1 Timóteo 2:1-4, Paulo nos instrui a fazer súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens. Esses são apenas alguns exemplos de como Deus espera que nós oremos.

2. Nós devemos orar porque Deus se agrada da nossa oração. A Bíblia nos diz que a oração do justo é poderosa e eficaz. A Bíblia também nos diz que a oração feita com fé pode mover montanhas (Mateus 17:20). A Bíblia ainda nos diz que Deus se inclina para ouvir as nossas orações (Salmo 116:2). Isso significa que Deus se alegra quando nós o buscamos em oração. Ele se interessa pelos nossos problemas, pelas nossas necessidades, pelos nossos desejos e pelos nossos sonhos. Ele quer nos abençoar e nos atender conforme a sua vontade.

3. Nós devemos orar porque Deus nos transforma pela nossa oração. A Bíblia nos mostra que quando nós oramos, nós não somente falamos com Deus, mas também ouvimos a sua voz. É através da oração que nós conhecemos melhor a Deus e a sua Palavra. É através da oração que nós crescemos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). É através da oração que nós somos renovados pelo Espírito Santo (Efésios 3:16). É através da oração que nós somos capacitados para fazer a obra de Deus (Atos 4:31). É através da oração que nós somos moldados à imagem de Cristo (Romanos 8:29).

Essas são apenas algumas das razões pelas quais a oração é tão importante para a nossa vida espiritual. Mas como nós podemos orar de forma eficaz e agradável a Deus? Como nós podemos desenvolver uma vida de oração consistente e frutífera? Eu vou te dar algumas dicas práticas:

1. Reserve um tempo e um lugar para orar. A Bíblia nos diz que Daniel tinha o costume de orar três vezes ao dia, em seu quarto, com as janelas abertas para Jerusalém (Daniel 6:10). A Bíblia também nos diz que Jesus costumava se retirar para lugares solitários e orar (Lucas 5:16). Isso nos ensina que nós devemos ter uma disciplina de oração, dedicando um período do nosso dia e um espaço do nosso ambiente para conversar com Deus. Isso nos ajuda a evitar as distrações e a focar na nossa comunhão com o Pai.

2. Ore com sinceridade e humildade. A Bíblia nos diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). A Bíblia também nos diz que Deus odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade (Provérbios 12:22). Isso nos ensina que nós devemos orar com honestidade e simplicidade, reconhecendo os nossos pecados, as nossas fraquezas, as nossas limitações e as nossas necessidades diante de Deus. Nós não devemos tentar impressionar ou enganar a Deus com palavras bonitas ou falsas. Nós devemos falar com Deus como um filho fala com o seu pai.

3. Ore com fé e confiança. A Bíblia nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). A Bíblia também nos diz que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mateus 21:22). Isso nos ensina que nós devemos orar com convicção e esperança, crendo que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Nós não devemos duvidar ou desanimar diante das dificuldades ou dos atrasos. Nós devemos confiar no amor e na fidelidade de Deus, que sabe o que é melhor para nós.

4. Ore com gratidão e louvor. A Bíblia nos diz que em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco (1 Tessalonicenses 5:18). A Bíblia também nos diz que devemos entrar pelas portas do Senhor com ações de graças e em seus átrios com louvor (Salmo 100:4). Isso nos ensina que nós devemos orar com alegria e reconhecimento, agradecendo a Deus por tudo o que ele já fez, está fazendo e fará em nossas vidas. Nós não devemos reclamar ou murmurar diante das circunstâncias ou dos desafios. Nós devemos louvar a Deus por quem ele é e por tudo o que ele tem.

Essas são apenas algumas das dicas práticas de como nós podemos orar de forma eficaz e agradável a Deus. Mas lembre-se: o mais importante na oração não é o método ou a técnica, mas o relacionamento. Deus quer se relacionar conosco como um pai se relaciona com seus filhos. Ele quer ouvir a nossa voz, sentir o nosso coração, compartilhar os nossos sentimentos e atender os nossos anseios. Ele quer ser o nosso melhor amigo, o nosso maior conselheiro, o nosso mais fiel companheiro.

 Por isso, eu te convido a experimentar uma vida de oração. Eu te desafio a buscar a Deus todos os dias, em todos os momentos, em todas as situações. Eu te garanto que você vai se surpreender com o que Deus pode fazer na sua vida e através da sua vida quando você se entrega a ele.


Que Deus te abençoe!!


Assista também em nosso canal:


Comentários

Seguidores

Compartilhe