Estudo Bíblico - Carta aos Hebreus 5. 1-10.

 

Jesus, o Sumo Sacerdote perfeito

Hebreus 5:1-10



¹ Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.

² Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.

³ Por isso ele precisa oferecer sacrifícios por seus próprios pecados, bem como pelos pecados do povo.

⁴ Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

⁵ Da mesma forma, Cristo não tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei".

⁶ E diz noutro lugar: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".

⁷ Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

⁸ Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;

⁹ e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

¹⁰ sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

 

Introdução

O autor da carta aos Hebreus está escrevendo para um grupo de cristãos que estão lutando contra a apostasia. Ele os exorta a continuar em sua fé e a se apegar a Jesus Cristo, que é o único meio de salvação. No capítulo 5, o autor continua seu argumento, argumentando que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito que pode nos salvar de nossos pecados.

Um sacerdote escolhido por Deus.

O autor começa dizendo que "todo sumo sacerdote é tomado dentre os homens e constituído em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados" (Hebreus 5:1). Isso significa que um sumo sacerdote é um humano que é escolhido por Deus para representar o povo diante de Deus. O sumo sacerdote deve ser capaz de entender as fraquezas do povo e oferecer sacrifícios pelos seus pecados.

O autor então continua dizendo que "e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza" (Hebreus 5:2). Isso significa que um sumo sacerdote deve ser capaz de se relacionar com as pessoas que estão lutando com seus pecados. Ele deve ser capaz de entender sua dor e sua miséria. Ele também deve ser capaz de oferecer esperança e perdão.

Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito porque Ele é humano e divino. Ele entende nossas fraquezas porque Ele mesmo as experimentou. Ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado (Hebreus 4:15). Ele também é capaz de oferecer perdão porque Ele morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados.

Conclusão

Jesus é o único Sumo Sacerdote que pode nos salvar de nossos pecados. Ele é o único que pode entender nossas fraquezas e oferecer perdão. Se você está lutando com seus pecados, volte-se para Jesus. Ele é o único que pode te salvar.

Aplicações

  • Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito que pode nos salvar de nossos pecados.
  • Ele é o único que pode entender nossas fraquezas e oferecer perdão.
  • Se você está lutando com seus pecados, volte-se para Jesus. Ele é o único que pode te salvar.

 

Que Deus te abençoe!




Comentários

Seguidores

Compartilhe